sábado, 20 de março de 2010

Maluf e filho estão em lista de procurados da Interpol

Eles são acusados de envio de recursos desviados da prefeitura de São Paulo a bancos dos Estados Unidos

Acompanhado por duas fotos e com um alerta de "procurado", o nome do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) aparece desde o ano passado em uma das páginas da Interpol, a polícia internacional. Maluf aparece no site da Interpol integrando a chamada "difusão vermelha", que seria uma espécie de alerta máximo e que significa que o deputado não poderá se deslocar para um dos 181 países integrantes da Interpol sob risco de ser preso.

A ação que desencadeou a inclusão do nome de Maluf na Interpol é da promotoria criminal de Nova York (nos Estados Unidos) que acusa o deputado de ter participado de uma conspiração para roubar dinheiro da prefeitura de São Paulo, crime que teria tido início em janeiro de 1993 quando Maluf foi eleito prefeito. Em Nova York, Maluf é acusado de conspiração em quarto grau, ocultação de valores desviados e de roubo de dinheiro do município.

"Os conspiradores engendraram um esquema de superfaturamento e de propina envolvendo a construção municipal de uma avenida arterial em São Paulo conhecida como projeto da Avenida Água Espraiada" (atualmente chamada de Jornalista Roberto Marinho), diz documento assinado pelo promotor norte-americano Robert Morgenthau. O esquema teria funcionado com participação de empresas brasileiras de construção, com utilização de faturas superfaturadas.
Segundo Morgenthau, Maluf teria transferido os "recursos roubados" da prefeitura da capital paulista para uma conta em Nova York, que recebeu o nome de Chanani. De lá, o dinheiro teria seguido para uma conta bancária nas ilhas de Jersey. O promotor norte-americano também acredita que o dinheiro aplicado na conta bancária de Nova York tenha retornado ao Brasil para comprar artigos pessoais e pagar despesas relativas a campanhas políticas brasileiras, entre elas, a do ex-prefeito Celso Pitta, que administrou a cidade entre 1997 e 2000.

"Ele não é preso no Brasil porque deveria haver um pedido de extradição da Justiça de Nova York para o Brasil. Mas ele não pode ser extraditado porque a Constituição brasileira proíbe a extradição de brasileiro nato", explicou o promotor do Ministério Público de São Paulo Silvio Marques. O promotor acredita que Maluf tenha desviado US$ 166 milhões dos cofres da prefeitura para a sua empresa, a Eucatex.
Segundo o sítio da Interpol, pesam contra Maluf acusações de fraude e roubo. Além do deputado, também é "procurado" pela Interpol o seu filho Flávio Maluf.
Os advogados de defesa do deputado suspeitam de que a denúncia possa conter alguma influência política, já que Maluf aparecia no sítio da Interpol há pelo menos seis meses e o fato só foi divulgado agora, próximo das eleições. O promotor negou influência política. "Não se trata de perseguição política e sim de um processo criminal em razão dele ter cometido crimes nos Estados Unidos. Até porque não haveria motivo nenhum para a promotoria de Nova York estar perseguindo o ex-prefeito que lá não tem nenhuma influência política", disse Marques.

O promotor também negou que a ação tenha sido uma forma de represália contra Maluf, que é autor de uma lei apelidada de "mordaça", que está tramitando no Congresso e que defende multa ao promotor que esteja agindo politicamente num processo. O projeto deve ser votado na semana que vem.
O advogado Mauricio Silva Leite, um dos cinco defensores do deputado no caso, diz que uma ação já foi impetrada no início de fevereiro tentando anular a ação. "Considero esse ato uma violência, uma afronta à soberania do Brasil e uma afronta também ao Congresso Nacional. Seria mais ou menos um promotor estadual de Santa Catarina ou do Acre mandar uma ordem para a polícia internacional para criar uma restrição para um congressista americano. Para mim isso é uma ilegalidade", afirmou.
Além desse processo que corre na justiça de Nova York, Maluf também está sendo investigado em dois processos que correm atualmente no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Silvio Marques, nos processos que correm no Brasil o deputado é acusado de corrupção e de lavagem de dinheiro.
.
Fonte : Agencia Brasil

sexta-feira, 19 de março de 2010

Altinópolis implanta medicina alternativa no Sistema Público de Saúde

Cerca de 60 munícipes já estão participando do tratamento de saúde por meio da acupuntura

A Prefeitura Municipal de Altinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implantou um atendimento bem diferente no Sistema Público de Saúde, a acupuntura, medicina alternativa de origem chinesa, que consiste na introdução de agulhas extremamente finas em determinadas regiões da pele do corpo humano, chamadas de pontos energéticos, tratando os mais variados problemas relacionados à saúde.

Segundo Ariana Malaspina Crivelenti Garcia Leal, coordenadora da Atenção Básica, da Secretaria Municipal da Saúde de Altinópolis, comenta que a acupuntura é um método de medicina alternativa que atua na prevenção de vários tipos de doenças, além de atuar como atenuante de diversos males e indisposições.

Os atendimentos de acupuntura acontecem a cada 15 dias, aos sábados e domingos, das 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cecap. Em média, 15 acupunturistas fazem o atendimento de mais de 120 pacientes por fim de semana. Para o fim de semana dos dias 21 e 22 de março, já estavam agendados 85 pacientes.“A UBS da Cecap está apta a atender pacientes na área da acupuntura da cidade intera. O interessado em receber o atendimento só precisa ir à UBS do seu respectivo bairro e pedir receita com o médico responsável pela sua área de cobertura para, posteriormente, agendar o atendimento com o acunputurista na UBS da Cecap, que acontece, no máximo, em 15 dias”, explicou Aariana.

A medicina alternativa por meio de agulhas, trata ansiedade, depressão, alívio de dores muscular, pessoas com deficiência de mobilidade do corpo, problemas em articulações, pressão, circulação, enxaquecas, etc.

A acupuntura foi implantada em Altinópolis há cerca de 30 dias. Cada paciente passa por cinco sessões de atendimento. “Temos pacientes que tem apresentado bons resultados, relatando alívios e melhoras em seus problemas e, conseqüentemente, isso tem reflexo imediato também na qualidade de vida”, comentou Rose, que também faz parte da equipe da Atenção Básica.
.
Fonte : Site da Prefeitura de Altinopolis - SP

quinta-feira, 18 de março de 2010

Batatais abre concurso com vagas de instrutor de fanfarra a médico

Inscrições podem ser feitas até o dia 1º de abril através da internet

A Prefeitura de Batatais abre, a partir desta sexta-feira, as inscrições para dois concursos públicos com vagas para cargos que vão de instrutor de fanfarras a professor e médico.

As inscrições devem ser feitas até o dia 1º de abril por meio do site da empresa Consesp Concursos.

O edital de concurso de provas e de títulos, com o número 001/2010, tem os seguintes cargos disponíveis: Operador de Estação de Tratamento de Esgoto, Atendente de Consultório Dentário, Agente Leiturista, Operador de Estação de Tratamento de Água, Mecânico de Autos, Técnico Laboratorial para Estação de Tratamento de Esgoto, Técnico em Eletromecânica para Estação de Tratamento de Esgoto, Analista de Sistemas, Diretor de Controle e Fiscalização Ambiental, Diretor de Planejamento e Gestão Ambiental, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral , Médico Infectologista, Médico Oftalmologista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Plantonista , Médico Psiquiatra e PEB II - Geografia.

O edital de processo seletivo, com o número 001/2010, dispõe das seguintes contratações temporárias: Instrutor de Fanfarra, Monitor de Artes e Pintura, Monitor de Capoeira, Monitor de Dança, Monitor de Informática, Monitor de Teatro, PEB II - Língua Portuguesa, PEB II - Matemática, PEB II - Inglês, PEB II - Ciências, PEB II - História, PEB II - Geografia, PEB II - Artes, PEB II - Educação Física, Orientador Social, Facilitador de Oficinas Específicas (oficina de cultura) e Facilitador de Oficinas Específicas (Educação Física).
.
Fonte : Jornal A Cidade

quarta-feira, 17 de março de 2010

Secretário de desenvolvimento Geraldo Alckmin esteve em Altinópolis no sábado para participar de três eventos

Na tarde de 13 de março, sábado passado, o ex-governador e atual secretário de Desenvolvimento Sustentável do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, esteve em Altinópolis para participar de três eventos: a inauguração do Centro Empreendedor, assinatura de convênio com a Prefeitura e Centro Paula Souza para a criação do curso de agente comunitário de saúde, e para receber o título de cidadão Altinopolense.Acompanhando a visita de Alckmin, além do prefeito Marco Ernani Hyssa Luiz, do vice-prefeito Luiz Valter Ferreira , secretários municipais, dos vereadores da Câmara Municipal de Altinópolis, estavam presentes os deputados estaduais Rafael Silva e Antônio Duarte Nogueira, representando o deputado Arnaldo Jardim, compareceu o irmão Evaldo Jardim, os prefeitos José Luis Romagnoli, de Batatais, o prefeito Sidnei Franco Rocha, de Franca, Ricardo Silva, de Santo Antônio da Alegria, Clarindo Ferracioli Belão, de Restinga, Hélio Kondo, de Cristais Paulista, José Benedito dde Fátima Barcelos, de São José da Bela Vista, Alfredo Amador Tonello, de Brodowski, o ex-prefeito Pio Antunes de Figueiredo Júnior, Luiz Seijo, diretor da ETC Antônio de Pádua Cardoso de Batatais, e representantes de prefeitos e deputados.Alckmin chegou mais cedo do que o previsto em Altinópolis, por volta das 16h30. Visitou o Hospital Municipal e caminhou pelo centro da cidade, entrando em alguns pontos comerciais. O primeiro evento, a inauguração do Centro Empreendedor, com quatro distintas instituições funcionando no mesmo local, SEBRAE, PROCON, Posto Fiscal e Banco do Povo Paulista, que estava marcada para acontecer às 18h, foi antecipada.No cine teatro Geraldo Viccari, na presença de vários prefeitos de cidades da região, foi assinado o convênio para a criação do curso de agente comunitário com o Centro Paula Souza, em seguida foi realizada sessão solene para a entrega de Título de Cidadão Altinopolense ao ex-governador, que, literalmente, vestiu a camisa de Altinópolis.

Prefeitura assina convênio com o Centro Paula Souza para Curso de Agente Comunitário de Saúde em Altinópolis

No sábado passado, dia 13 de março, na visita do Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Geraldo Alckmin, foi assinado o convênio com entre a Prefeitura de Altinópolis e o Centro Paulo Souza de Batatais, criando o curso de Agente Comunitário de Saúde, que terá início dentro de 90 dias, em duas salas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Geraldo Trossel.“É uma alegria assinar esta Escola de Ensino Técnico para Altinópolis. A Prefeitura está nos cedendo duas salas na Escola Padre Geraldo Trossel. O curso acontecerá no período noturno, de forma que as pessoas que trabalham o dia todo possam ter a oportunidade de estudar”, comentou Alckmin.As inscrições para o curso de Agente Comunitário de Saúde poderão ser feitas na Escola Geraldo Trossel, do dia 31 de maio ao dia 7 de junho. As provas do processo seletivo serão realizadas no dia 20 de junho e as aulas começarão no dia 22 de julho.
.
Fonte : Site da Prefeitura de Altinopolis - SP

terça-feira, 16 de março de 2010

Cidade tem sexto desembargador

Nascido em Altinópolis, no interior do Estado, mas morador de Mogi das Cruzes desde a década de 80, o juiz de Direito Edison Vicentini Barroso, 51 anos, é desde ontem o mais novo desembargador do Tribunal de Justiça (TJ) do Estado de São Paulo, onde está designado para atuar na 38a Câmara de Direito Privado. Defensor de mudanças estruturais no sistema judiciário brasileiro, de forma que a legislação deixe a Justiça "mais firme, menos quantitativa e mais qualitativa", o magistrado vai compor com um grupo de outros cinco juízes de Mogi das Cruzes que atua no TJ e disse que isso possibilitará "conjugar esforços" na busca de melhorias para o Fórum de Braz Cubas, cujas condições de funcionamento são precárias.
"Temos alguns juízes daqui que já estão no Tribunal. Então, nós podemos nos unir na tentativa de favorecer essa melhoria", destacou o juiz, em entrevista a O Diário pouco antes de seguir para São Paulo, onde a posse como desembargador aconteceu às 17 horas e foi prestigiada por várias pessoas da Cidade. "Bebi da água ali da Mãe Pobre, do seu Antônio de Pádua, e acho que não vou mais deixar Mogi", afirmou Barroso, ao comentar a sua ligação com Mogi das Cruzes, terra natal de dois dos seus cinco filhos.

Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco, Barroso ingressou na magistratura aos 24 anos e teve como primeiro endereço profissional da carreira de juiz a cidade de Batatais, também no interior paulista. Em 1986 chegou ao Município para atuar na 1a Vara Cível do Fórum de Mogi das Cruzes, da qual esteve à frente por 10 anos e três meses.

O desembargador trocou o trabalho na Cidade pelo Fórum de São Miguel Paulista que, na década de 90, já era entrância final, condição que permite a promoção de magistrados para o Tribunal de Justiça e que o Fórum de Mogi só alcançou recentemente. A mudança para a comarca de São Paulo permitiu que, há seis anos, Barroso fosse designado para a maior instância do Poder Judiciário do Estado de São Paulo, onde desde então ocupava o cargo de juiz substituto da 1ª Câmara de Direito Privado.

Para ele, a promoção para desembargador representa a continuidade de uma carreira digna. "Digo continuidade porque um desembargador nada mais é do que um juiz mais vivido, mais experiente. É natural que, por ser uma carreira, o juiz tenha acesso ao Tribunal. Ele chega nesta posição, no meu caso, por merecimento, mas poderia ser por antiguidade também. Não há nenhum problema nisto", avaliou Barroso que, orgulhoso, fez referência aos 27 anos de magistratura.

Casado há 30 anos com Adriana da Rocha Barroso, o juiz é pai de Juliana, Paula, Edison Filho, Paulo de Tarso e Maria Luísa, esses dois últimos, mogianos de nascimento. Apesar do sucesso profissional do pai, nenhum dos filhos de Vicentini Barroso optou pela carreira da magistratura.
"Acho que de tanto ver o pai trabalhar demais. A vida de um juiz, verdadeiramente vocacionado é muito difícil porque o patrão, chamado consciência, é o maior algoz", disparou o juiz, que é um ferrenho torcedor do Corinthians e que teve a dupla alegria de ser empossado no cargo logo depois de uma vitória do seu time por 2 a 1 sobre o Santo André, no último domingo, pela Campeonato Paulista.

Articulista que não se exime diante de determinadas posições do governo, ele também não titubeia a criticar situações internas do próprio Poder Judiciário. Para O Diário, ele admitiu que há muito o que ser feito para melhorar a Justiça no País e no Estado. "Falta muita coisa, mas estamos tentando. Há boas pessoas dentro do Judiciário. Como em todos os setores, há aqueles que dignificam a instituição e aqueles que não dignificam tanto assim. Mas nós procuramos nos unir para bem servir a população", afirmou Vicentini Barroso.

De acordo com ele, a morosidade no trâmite dos processos é apenas um dos entraves. "É só um dos fatores. Mas para solucionar esse fator, precisamos de uma reformulação estrutural, a começar pela reformulação legislativa. Tem recursos demais no nosso processo civil. Há necessidade de um enxugamento legislativo para que as leis se tornem mais firmes, menos quantitativas e mais qualitativas", concluiu.

Hoje, Mogi das Cruzes já tem no Tribunal de Justiça outros três desembargadores: José Elias Habice Filho, Antonio Carlos Ribeiro dos Santos e Marco Nahum. Até pouco tempo, contava também com Walter Cruz Swensson, que se aposentou. Aguardando nomeação há, ainda, Jéferson Moreira de Carvalho e José Helton Nogueira Diefenthäler, que atuam como juízes substitutos no TJ.
.
Fonte : O Diario

segunda-feira, 15 de março de 2010

Inscrições para concurso de redação dos Correios são prorrogadas

As inscrições foram prorrogadas até o dia 26 de março

Foram prorrogadas até o dia 26 de março as inscrições para o 39º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido no Brasil pelos Correios. Podem participar, por meio de suas escolas, estudantes de 9 a 15 anos da rede pública e privada de ensino. As inscrições devem ser feitas pelas escolas após seleção interna. Cada escola pode inscrever no máximo duas redações.

O tema do concurso este ano é "Escreva uma carta a alguém para dizer-lhe porque é importante falar da AIDS e se proteger dela". A redação precisa ser redigida de próprio punho, em forma de carta (começar por uma saudação, incluir o endereço do remetente e terminar com uma fórmula de cortesia e assinatura), com mínimo de 500 e máximo de 800 palavras.

As redações serão selecionadas de acordo com os seguintes critérios: coerência com o tema proposto; originalidade; criatividade; ideias expressas; vocabulário; compatibilidade entre a idade, grau de maturidade e série cursada pelo aluno.

O concurso é promovido pela União Postal Universal (UPU) e envolve mais de 190 países. O objetivo é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.

No Brasil serão realizadas duas fases: estadual e nacional. Na estadual serão premiadas as três melhores redações de cada Diretoria Regional dos Correios. O primeiro colocado dessa fase ganhará um certificado e um netbook. Já o segundo e o terceiro colocados receberão um aparelho de som portátil com CD, MP3 e rádio AM/FM, cada.

O primeiro colocado de cada Diretoria Regional na fase estadual irá concorrer à fase nacional, realizada em Brasília. O vencedor da fase nacional ganhará um notebook com wireless, troféu e certificado, e irá representar o Brasil na fase internacional em Berna, na Suíça.

Tanto na fase estadual como na nacional, os prêmios serão concedidos aos alunos vencedores e às suas escolas. Já os três primeiros colocados da fase internacional receberão medalhas de ouro, prata e bronze, cunhadas pela Secretaria Internacional, e terão o nome publicado na revista da União Postal Universal (UPU).
.
Fonte : Jornal A Cidade

domingo, 14 de março de 2010

Cadeias da região estão superlotadas



Lentidão da Justiça ajuda a transformar os presídios em barris de pólvora, diz Daniel Rondi, da Comissão de Direitos Humanosda OAB
.
As cadeias femininas da região de Ribeirão Preto estão superlotadas.

A cadeia de Batatais está com 108 detentas, Altinópolis 112 e Cajuru 96.
.
"Viver naquele lugar é um inferno. Quando está superlotada ninguém aguenta.
.
Vira um barril de pólvora", informou uma presa que já ficou dois anos na cadeia de Altinópolis por homicídio.
.
Para o advogado Daniel Rondi, da Comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados de Ribeirão Preto) a ineficiência do Estado é a responsável pela superlotação carcerária.

Fonte : Jornal A cidade