sexta-feira, 19 de março de 2010

Altinópolis implanta medicina alternativa no Sistema Público de Saúde

Cerca de 60 munícipes já estão participando do tratamento de saúde por meio da acupuntura

A Prefeitura Municipal de Altinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implantou um atendimento bem diferente no Sistema Público de Saúde, a acupuntura, medicina alternativa de origem chinesa, que consiste na introdução de agulhas extremamente finas em determinadas regiões da pele do corpo humano, chamadas de pontos energéticos, tratando os mais variados problemas relacionados à saúde.

Segundo Ariana Malaspina Crivelenti Garcia Leal, coordenadora da Atenção Básica, da Secretaria Municipal da Saúde de Altinópolis, comenta que a acupuntura é um método de medicina alternativa que atua na prevenção de vários tipos de doenças, além de atuar como atenuante de diversos males e indisposições.

Os atendimentos de acupuntura acontecem a cada 15 dias, aos sábados e domingos, das 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cecap. Em média, 15 acupunturistas fazem o atendimento de mais de 120 pacientes por fim de semana. Para o fim de semana dos dias 21 e 22 de março, já estavam agendados 85 pacientes.“A UBS da Cecap está apta a atender pacientes na área da acupuntura da cidade intera. O interessado em receber o atendimento só precisa ir à UBS do seu respectivo bairro e pedir receita com o médico responsável pela sua área de cobertura para, posteriormente, agendar o atendimento com o acunputurista na UBS da Cecap, que acontece, no máximo, em 15 dias”, explicou Aariana.

A medicina alternativa por meio de agulhas, trata ansiedade, depressão, alívio de dores muscular, pessoas com deficiência de mobilidade do corpo, problemas em articulações, pressão, circulação, enxaquecas, etc.

A acupuntura foi implantada em Altinópolis há cerca de 30 dias. Cada paciente passa por cinco sessões de atendimento. “Temos pacientes que tem apresentado bons resultados, relatando alívios e melhoras em seus problemas e, conseqüentemente, isso tem reflexo imediato também na qualidade de vida”, comentou Rose, que também faz parte da equipe da Atenção Básica.
.
Fonte : Site da Prefeitura de Altinopolis - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário