segunda-feira, 5 de abril de 2010

A Depressão e suas Caracteristicas

A depressão ocupa o segundo lugar no ranking de doenças incapacitantes em pessoas entre 15 e 44 anos de idade. No Brasil, 17 milhões sofrem da doença, com maior diagnóstico em mulheres. Segundo estimativa da OMS (Organização Mundial de Saúde), em 2020 a depressão será a segunda causa de incapacidade entre pessoas de todas as idades e de ambos os sexos.

De acordo com os psiquiatras, não há uma causa definida para o desencadeamento da doença. No entanto, está ligada a fatores biológicos, psicológicos e sociais, como o tipo de vida que a pessoa leva estresse constante, grandes preocupações, aumento das responsabilidades, pressões, exigências, perda de emprego, morte de um parente, má alimentação e falta de lazer. "Esses fatores tornam as pessoas mais vulneráveis e predispostas a desenvolver a depressão", avalia Prior.

DIAGNÓSTICO

A patologia se apresenta em sintomas como falta de interesse em atividades comuns, sentimento de culpa, desesperança, desamparo, inutilidade, falta de vontade de fazer o que gosta, grau elevado de irritação, mudanças na alimentação, dificuldade de concentração, insônia ou sono excessivo e dores persistentes que não respondem a tratamentos.

FATORES
Fatores que a depressão pode causar, como uso de drogas e ingerir bêbedas alcoólicas excessivamente e perca de memória, ansiedade, nervosismo, impotência sexual, Fobia, Perda de energia física e mental, raiva e tristeza.

"A depressão é uma doença e a cura só vem com o acompanhamento e tratamento. É preciso dar atenção aos sinais e procurar auxílio médico". A dica dos especialistas para evitar a doença é levar a vida com tranqüilidade, boa alimentação, atividades sociais, esportivas, lazer, não esquecendo a inter-relação entre a saúde física e a mental.

A depressão pode levar ao suicídio ou a uma incapacidade de funcionar quer física quer mentalmente.
.
Fonte : Eliezer Amaro – Altinópolis – SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário