quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ser um bom chefe exige algumas caracteristicas

Ser um bom chefe exige algumas características, que envolvem seu comportamento diante de problemas, dos funcionários, sabe delegar funções e muito mais... E o equilíbrio de diversas qualidades é o que transforma um homem em um líder admirado – o que é muito positivo para a sua ascensão na carreira.

Uma relação saudável com a equipe é o primeiro passo para ter bons resultados. “Um bom chefe é aquele que orienta sua equipe, sabe ouvir, se comunicar, é participativo, delega responsabilidades, indica e acompanha os resultados a serem alcançados e informa ao grupo onde estão progredindo e o que precisa ser melhorado”.

Uma vez que a equipe foi treinada para desenvolver determinado trabalho, o chefe precisa demonstrar confiança e deixar o subordinado criar um estilo próprio, somente assim ele irá agir com criatividade e iniciativa, “Além disso, é importante que o chefe saiba reconhecer os méritos do profissional na função que ele ocupa, pois a chefia direciona, mas o trabalho em si é desenvolvido pela equipe”.

Os excessos sempre atrapalham. E isso inclui o chefe bonzinho demais ou o carrasco. “Uma equipe pode ser ineficiente em função de um chefe muito flexível ou muito autoritário. A maneira com que o chefe fará a cobrança da equipe vai depender do seu estilo. O importante é avaliar se está sendo eficiente e agindo de acordo com as expectativas e necessidades da empresa”.

O chefe deve ter autoridade, sem ser autoritário (para ser ouvido) e, ao mesmo tempo, ser admirado e ter a credibilidade do subordinado (para ser atendido). “É importante ter bom senso para definir os momentos em que precisa flexibilizar ou pressionar mais, sempre com foco nos resultados que pretende alcançar”, orienta a especialista. “O chefe atinge seus objetivos quando consegue mobilizar as pessoas e colocá-las alinhadas com a visão e propósitos da empresa”. Sem exaltações...Alguns chefes se exaltam no calor da discussão e aumentam o tom de voz, mas não é o correto e soa como abuso de poder, em qualquer situação, deve existir respeito de ambas as partes. “O chefe não deve ameaçar, mas, sim, saber influenciar e motivar as pessoas para alcançar os resultados”.

O subordinado precisa entender os motivos das decisões tomadas pela chefia, a comunicação com a equipe deve ser precisa, específica e concisa. “É importante que não haja desconfiança ou ambiguidade quanto às ordens, pois a equipe que não compreende o sentido do que é solicitado não terá parâmetros para desenvolver a tarefa, prejudicando os resultados”.

“É o caso de projetos que demoram demais para ficarem prontos e os responsáveis não sabem explicar o motivo. Provavelmente, não entenderam a atividade, por isso não conseguem chegar ao objetivo”.

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