quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Festa da Padroeira de Altinópolis leva moradores as ruas

Moradores nas Ruas Feriado daPadroeira de AltinópolisA equipe da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Altinópolis acompanhou a Procissão de Nossa Senhora da Piedade. Jovens e idosos, todos nas ruas.O feriado do dia da padroeira de Altinópolis levou para as ruas, tanto os moradores mais assíduos aos eventos religiosos como os mais jovens. No cabeçalho do site da prefeitura, entre no item Eventos. Lá estão publicadas as fotos do dia da padroeira, 15 de setembro. No dia 17 tem a benção da Matriz. Dia 19 tem a cerimônia campal na Praça Matriz com a continuação da Adoração ao Sacramento, que vai até o dia 30 de setembro, com a benção do Santíssimo. Vejam as fotos no item Eventos.
O Simbolismo da Mãe

Nossa Senhora da Piedade é o símbolo católico da compaixão, do amor incondicional da mãe que sofre a dor maior, a do filho morto. É o símbolo da compaixão, pois Maria tem uma esperança, a da ressureição. E as mães de nosos dias? As que sofrem a dor de ver seus filhos marginalizados, dependentes de drogas ou na miséria?, pergunta Padre Cardoso, ensinando que é preciso olhar para essas mães com a mesma compaixão que Nossa Senhora olhou para seu filho.Essas mães estão sozinhas e desesperadas, lembra Padre Cardoso. A tradição católica ensina que Nossa Senhora da Piedade é a mãe de todos os homens, a que chora conosco na dor, alivia nossas tristezas e santifica nossas alegrias.

Nossa Senhora da Piedade é a condutora da festa. É a padroeira do município desde 1866 quando nas terras da fazenda Fortaleza, se iniciou uma povoaçao com nome de Nossa Senhora da Piedade. O povoamento do local iniciou-se na primeira metade do século XIX na fazenda Fortaleza, com o Arraial de Nossa Senhora da Piedade. Em 1875 foi elevado à Freguesia com o nome de Nossa Senhora da Piedade de Mato Grosso de Batatais e, só depois, Altinópolis. Padre Cardoso, há vinte anos na condução da fé católica em Altinópolis explica que este ano, a programação está voltada para a família. E que agradece a participação da família altinopolense nos festejos e na quermesse. Esse é um momento da família, as pessoas estão vendo isso, diz Padre Cardoso. Para um dos altinopolenses que mais acompanharam os festejos de Nossa Senhora na cidade, Oldemar Brondi, 89 anos, a festa é uma oportunidade para ver o movimento, gosto de tudo, diz

Veja todas as fotos Aqui

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Altinópolis SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário