sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Alerta a População de Altinópolis e Região cuidado com este Mundo Virtual

Não há dúvida de que a internet é uma ferramenta que tem auxiliado o crescimento humano, pois o conhecimento que podemos armazenar e consultar através dela é infinito. Mas existe também o “lado negro da força”, como pedofilia, pornografia e crimes cibernéticos (só para citar alguns fatores negativos). Como tudo na vida você tem o direito de escolher o que é melhor pra você e pagar um preço por essa escolha.

Mas as crianças e adolescentes não tem o preparo necessário para distinguir, o “certo do errado” numa sociedade a cada dia mais virtual. Cabe então a nós, como pais e responsáveis, monitorar o que nossos filhos acessam na rede constantemente, os instruirmos a não conversar com estranhos, e em hipótese alguma, fornecer números de telefone ou endereço residencial.

Para auxiliar os pais e responsáveis.

Sempre observar o que seus filhos estão fazendo na Internet, todo o cuidado é pouco, evite sites suspeito que seja enviado por e-mail principalmente em anexos, e evite downloads de sites que não conheça, se for o caso. Chame um técnico em sua casa, e bloqueie alguns sites ou recursos do seu computador que você acha que seu filho não convém a usar, existem muitas maneiras de segurança, e também coloque um bom “antivírus” no seu computador, assim evita que os vírus da rede e os hackers não tentem invadir o seu sistema, caso de suspeita formate seu computador.

Existem muitos sites de relacionamentos como orkut, Facebook e Twitter e mensageiros virtuais como chat e msn etc .

E também existem muitos sites com conteúdo duvidoso, hoje em dia os sites viravam comunicadores diretos a os usuários da internet. Dependendo do que é escrito em um site pode ser benefícios para uns e uma tragédia para outros, muito cuidado com quem faz as escritas dos sites eles podem te conduzir a verdade ou mentira.
Os sites são verdadeiras armas para quem o conduz, podem fazer o bem e também o mal fique sempre a tento a tudo.

E muito cuidado com os sites de compra virtual pode te levar ao prejuízo.

Examine o site
Tenha cuidado ao cadastrar dados pessoais. Em telas que solicitam informações confidenciais, inclusive as de pagamento, verifique se o endereço no browser foi alterado para HTTPS e se o cadeado do browser foi ativado. Além disso, é importante verificar se o site e o sistema de pagamento têm algum certificado de segurança. É possível visualizá-los por meio de selos de segurança exibidos na página.

Exija seus direitos
Se houver qualquer problema com relação à compra, procure os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

Então sempre fique observando o que seus filhos estão fazendo.

“Então muito cuidado com este mundo Virtual”.

Fonte: Altinópolis Online

Cuidado com o primeiro gole: Excesso de bebidas alcoólicas pode provocar tristeza

Lema do Alcoólicos Anônimos vale como alerta nas festas de final de ano.
Encontros sociais, várias confraternizações e as festas de final de ano. Aproveitar ao máximo, tomar todas? Whisky, vodka, pinga, cerveja, o que lhe for agradável? Isso tudo parece alegre e divertido, mas não é assim que pensam os freqüentadores do A.A. de Batatais. Pelo contrário. Manter a distância e evitar o primeiro gole é a luta diária de quem sabe o poder destrutivo das bebidas alcoólicas.

Parece ser um problema distante de todos nós, mas basta exagerar um pouco na bebida que a pessoa perde a noção dos riscos de vida que corre e das situações inconvenientes que acaba lhe acontecendo. Faltar no trabalho, brigar com amigos e com a família, passar constrangimentos e até se envolver em um acidente de trânsito são só alguns problemas que a ingestão descontrolada de álcool pode causar, pois ainda têm os problemas de saúde, doenças hepáticas, coronárias e cerebrais. Nesta hora, o que era lazer pode se transformar em pesadelo.

Nesta semana, a nossa reportagem entrevistou um freqüentador do A.A. de Batatais, que, devido à tradição da instituição internacional, não pôde revelar sua identidade. Ele freqüenta a instituição há sete anos, e não deixa de ir às reuniões semanais. Começou a participar seu problema pessoal com outros freqüentadores todas as semanas, buscando forças para não mais ingerir bebidas alcoólicas.

“Comecei a freqüentar o A.A. pois a bebida estava me atrapalhando. Tenho problema de hepatite e tinha que parar de beber, pois sei que minha saúde poderia piorar”, disse.
Muito receptivo, o freqüentador nos informou que Batatais possui três grupos de Alcoólicos Anônimos. O grupo Unidos Venceremos está em período de experiência, funcionando a apenas um ano no Centro Comunitário do bairro do Jardim São Carlos (encontros às quintas-feiras, das 20 às 22h), o grupo do bairro Vila Maria é o mais antigo, fundado em 1980, funciona no salão paroquial da igreja São Sebastião (encontros às segundas-feiras, das 20h às 22h), e o grupo Batataense, que funciona no Centro Comunitário do bairro Nossa Senhora Auxiliadora, localizado na avenida Moacir Dias de Moraes, n.º 1 (encontros de quarta e sexta-feira, das 20h às 22h). Ao todo, nos três grupos, freqüentam cerca de 40 pessoas.

O freqüentados comenta que todas as pessoas que procuram o apoio do A.A. pela primeira vez recebe um folheto gratuito, que possui 12 perguntas para serem respondidas. Se quatro respostas forem positivas, essa pessoa pode apresentar problemas com a bebida (faça o teste nesta página). O lema da instituição é “Evite o primeiro gole só por hoje”, que deve ser exercitado todos os dias. Outras frases incentivam as pessoas a procurarem apoio no A.A., como por exemplo; “Se você quer beber o problema é seu. Mas se você quer parar o problema é nosso”.

“O A.A. não entra em controvérsia. Não entra e nem combate qualquer causa. Ele funciona exclusivamente para as pessoas manterem a sobriedade, evitando a bebida, entrando em recuperação e a mantendo, um dia de cada vez. Mesmo depois de anos, é importante continuar freqüentando as reuniões para fazer a manutenção. O alcoolismo não tem cura. Não é como um remédio que você toma e fica livre do problema. É uma batalha diária”, disse o freqüentador.
Segundo ele, muitos que freqüentam o A.A. relatam sentir muita vontade de beber, e até chegam a sonhar que estão bebendo. Alguns até chega a recair, mas voltam a freqüentar as reuniões para buscar auxílio. Nosso entrevistado comenta que vê muitos jovens, até adolescentes, ingerindo bebidas alcoólicas, o que pode prejudicá-los futuramente.

Box com fonte pequena
Responda as perguntas do A.A. e saiba se você tem problemas com o álcool.
1. Já tentou parar de beber por uma semana ou mais sem conseguir atingir seu objetivo?
2. Ressente-se com conselhos de outros que tentam fazê-lo parar de beber?
3. Já tentou controlar a tendência de beber demais trocando uma bebida alcoólica pela outra?
4. Tomou algum trago pela manhã nos últimos doze meses?
5. Inveja pessoas que podem beber sem criar problemas?
6. Seu problema de bebida vem se tornando mais sério nos últimos doze meses?
7. A bebida já criou problemas no seu lar?
8. Nas reuniões sociais, onde as bebidas são limitadas, você tenta conseguir doses extras?
9. Apesar de prova em contrário, você continua afirmando que bebe quando quer e pára quando quer?
10. Faltou ao serviço durante os últimos doze meses por causa da bebida?
11. Já experimentou alguma vez um “apagamento” durante uma bebedeira?
12. Já pensou alguma vez que poderia aproveitar muito mais a vida se não bebesse?
Creditos: Virgilio Oliveira Jornal A Tribuna

Censo 2010: Batatais tem quase mil mulheres a mais do que homens

População feminina batataense é de 28.732, o que corresponde a 50,87% do total. Entre as cidades da microrregião, o município é o único que apresenta maior diferença numérica entre os sexos.
Nesta semana, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) disponibilizou em sua página da internet todos os dados populacionais dos municípios, estados e do Brasil. O Censo 2010 aponta que Batatais possui 56.481 habitantes neste ano, sendo que mais da metade deste total, são mulheres. São quase mil pessoas do sexo feminino a mais do que homens na cidade.

Tratando apenas do número total de habitantes, o município apresentou uma diferença relativamente pequena em sete anos. No ano de 2000, conforme dados do IBGE, Batatais possuía 51.112 habitantes. Já em 2007, o número populacional subiu para 53.525 habitantes, uma diferença de 2.413 pessoas, ou aproximadamente 4,7% de crescimento populacional. De 2007 a 2010, apenas três anos, o município apresentou um crescimento de 5,5%, ou seja, superou o crescimento registrado em sete anos.

Comparando os números de 2000 a 2010, (51.112 e 56.481), a população de Batatais cresceu aproximadamente 10,5%, que acompanha o percentual de crescimento do Estado de São Paulo, que ficou em 11,3%, com 37.032.403 habitantes em 2000 e 41.252.160 em 2010, uma diferença de mais de quatro milhões de habitantes.

O Brasil, nos últimos dez anos, teve um crescimento de 12,3%, que representam quase 21 milhões de habitantes a mais. De 169.799.170 em 2000, a população brasileira apontada pelo Censo 2010 é de 190.732.694.

Região
De acordo com o Censo 2010, do IBGE, Batatais hoje possui 56.481 habitantes. Os dados desmistificaram o pensamento de que a cidade já ultrapassava os 60 mil habitantes, porém o município é o maior da microrregião a qual faz parte. Entre os vizinhos mais próximos, fica atrás apenas de Ribeirão Preto, que possui 605.114 habitantes, e de Franca, que possui 318.785 habitantes.

Entre os municípios da microrregião Batatais também é o que apresenta maior diferença numérica entre o número de homens e mulheres. São 27.749 pessoas do sexo masculino (49,07%) contra 28.732 pessoas do sexo feminino (50,93%) na cidade, uma diferença de 983 mulheres a mais do que homens na cidade.

Em Altinópolis, que possui 15.609, a diferença entre homens e mulheres é baixa. São 7.802 homens (49,98%) e 7.807 mulheres (50,02%), uma diferença de apenas cinco mulheres a mais. Já em Santo Antônio da Alegria a situação se inverte. O município possui 6.304 habitantes, dos quais 3.260 são homens (51,71%) e 3.044 mulheres (48,29%), uma diferença de 216 homens a mais. Entre outras cidades, Restinga, próxima a Franca, também possui mais homens do que mulheres, são 3.296 homens para 3.291 mulheres. Em Sales de Oliveira são 5.241 homens e 5.327, com 86 mulheres a mais e Brodowski, com 10.466 homens e 10.639 mulheres, uma diferença de 173 mulheres a mais. Se tratando de diferença numérica entre sexos, Ribeirão Preto tem 24.542 mulheres a mais do que homens e em Franca são 7.707 mulheres a mais do que homens.

População Rural
De acordo com o Censo 2010, Batatais também possui uma das maiores populações rurais da região. São 6.527 pessoas que representam 11,56% do total de habitantes do município. Altinópolis, que possui um território maior do que muitas cidades da região, possui 1.966 pessoas que moram na área rural. Brodowski tem 509 pessoas que também residem na área rural. Ribeirão Preto tem 1.713 e Franca 5.657.

Censo 2010 aponta que Batatais possui 56.481 habitantes, sendo que mais da metade deste total, são mulheres.
Crédito: Vergílio Oliveira Jornal A Tribuna