sábado, 20 de fevereiro de 2010

Suspeita de overdose mexe com Altinópolis Uma das supostas vítimas foi transferida em coma para hospital de Ribeirão Preto

Duas suspeitas de overdose em uma rave em Altinópolis, duas mortes em festas de Ribeirão Preto e um adolescente que foi atropelado e morto quando voltava de uma rave. Estes acontecimentos deixaram as famílias das vítimas transtornadas e com sede de justiça.
"Tudo indica que o meu filho foi vítima de overdose porque nestas festas o consumo de drogas é feito à vontade", afirmou E.F., mãe de um dos rapazes que passou mal na rave Soulvision que aconteceu entre os dias 12 e 17 de fevereiro no Vale das Grutas, em Altinópolis.

O advogado de 22 anos foi encontrado caído com suspeita de overdose na última quarta-feira. "Fizemos o socorro rapidamente. Achamos que ele fosse morrer", afirmou um dos socorristas que levou o rapaz da fazenda para o hospital de Altinópolis. Transferido para a Beneficência Portuguesa em Ribeirão Preto ele ficou 24 horas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

"Peço apenas que as autoridades fiscalizem estas festas. O Ministério Público precisa agir contra as raves", afirmou a mãe do rapaz que pediu para a família não ser identificada.

O delegado Cesar Augusto França, de Altinópolis, quer saber quem foram as vítimas que tiveram overdose e não descarta a possibilidade de pedir ao Ministério Público o cancelamento de novas raves na fazenda. "Sabemos que nestas festas o consumo de drogas é grande. Se constatarmos a overdose vamos pedir o fim da festa", afirmou.

O proprietário da fazenda Florada, Edgard Meirelles Filho, afirmou que o evento tem segurança e conta com estrutura para atendimento médico. "Nós alertamos que é proibido o consumo de drogas, mas o consumo acontece individualmente, vai de cada pessoa e nem ficamos sabendo", afirmou.

Segundo ele, a rave acontece há quatro anos e nunca registrou problemas. Os organizadores do evento não retornaram as ligações da reportagem.
.
Fonte : Jornal A Cidade

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Carnaval 2010 Turistas lotam hotéis e pousadas, movimentando ainda mais o comércio de Altinópolis

Altinópolis é uma bela cidade do Interior Paulista que por muitos anos vem se dedicando no período de carnaval a trabalhar com um turismo diferenciado nesta época do ano, são pessoas, principalmente famílias, que procuram fugir da folia de carnaval e aproveitar as belezas naturais em lugares seguros, bonitos e organizados.
“Neste ano, tivemos uma grata surpresa, aliado ao forte calor que atraiu mais clientes para banhos de cachoeiras. Tivemos também uma propaganda institucional feita pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo. Vinculamos matérias de turismo e o nome de Altinópolis em programas de sites da internet, mostrando o potencial de nossa cidade e a infra-estrutura turística já existente. Esse é nosso papel como poder público, comenta o Diretor do Departamento de Turismo - Clodoaldo Reis.
Além de pessoas que “fogem” do Carnaval, tivemos também em Altinópolis, uma festa Rave, a Soul Vision, que atrai um público grande de todo país em busca da natureza e musica eletrônica, este evento ocorreu no Hotel Fazenda Vale das Grutas.
Todos os hotéis e pousadas da cidade estavam lotados. Mais de quatro mil turistas se hospedaram no município. “A procura por hotéis e pousadas foi muito maior do que a demanda que temos, tanto que a Imobiliária GG, alugou sete casas para este período, além de várias outras alugadas diretamente pelos proprietários aos turistas. Algumas pessoas chegaram a sair das próprias residências e alugá-las para faturar um dinheiro extra”, ressaltou o diretor.
Além do setor de hotelaria todos os outros setores também foram beneficiados pelo turismo neste carnaval. O setor de alimentação teve um aumento considerável tanto em almoços quanto em jantares e marmitex.
Bares, lanchonetes, postos de gasolina, lojas de conveniência e vários outros pontos também relatam um aumento no movimento. Nelson, por exemplo, relatou que ficou admirado com o movimento na Tabacaria Xavante neste Carnaval.
Outro setor que teve um bom aumento foi o de passeios. As atividades de ecoturismo e turismo de aventura foram muito procuradas este ano. Ricardo Fraccaroli proprietário da agência Ecotur-Br comentou que teve uma procura bem maior comparada aos anos anteriores e que teve vários grupos fazendo trilhas na gruta Itambé e cachoeiras no município. Ana Cristina, gerente da agência Mata Virgem, declarou que o movimento este ano foi o melhor dos últimos cinco anos, e não só nos passeios de ecoturismo, mas, principalmente, nos passeios de aventura relacionados com água (Boiacross no rio Sapucai).
Um destino muito procurado pelos visitantes é a Gruta e Cachoeira do Itambé, com certeza este atrativo é que mais recebe visitantes. Neste Carnaval esta área recebeu 1.077 pessoas de vários lugares do país como São Paulo, Belém, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Londrina, Uberlândia, Foz do Iguaçu e várias outras da nossa região, segundo relatório dos vigias que cuidaram desta área.
“Algo que vale a pena lembrar é que a maioria dessas pessoas são famílias. Isso é muito interessante, pois esses turistas alem de trazer divisas e gerar empregos em nosso município, também preservam a natureza e o ambiente sócio cultural de nossa cidade”, ponderou Clodoaldo.
Graças a fatores positivos como esse, várias pessoas animam em realizar investimentos no seguimento do turismo no município. Além de grandes investimentos já conhecidos e estabelecidos como o Hotel Vale das Grutas, a Pousada São João da Mata, a Pousada Humaitá, a Fazenda Canaã, o Hotel Vila das Palmeiras, as Agencias especializadas em Ecoturismo e Aventura Ecotur-Br e Mata Virgem, entre outros, novos investimentos estão surgindo, como o restaurante que esta sendo construído próximo a Gruta e Cachoeira do Itambé por João Carlos Bertoline, no loteamento portal das grutas. O empreendimento é muito interessante pois vem de encontro com a necessidade de infra-estrutura próxima à gruta.
Todo esse movimento de visitantes (turistas) geram muitos empregos diretos como camareiras, garçons, guias e monitores, transporte (taxi, ônibus e vans) e inúmeros empregos indiretos. Com total certeza podemos dizer que o turismo em Altinópolis é realidade.
“Se continuarmos trabalhando forte – Prefeitura, Empresários e a Comunidade – conseguiremos cada vez mais colher frutos desta Indústria Limpa, que é o Turismo”, finalizou Clodoaldo, diretor Municipal de Turismo.
.
Fonte : Site da Prefeitura de Altinopolis - SP

Carnaval de salão de Altinópolis foi um verdadeiro sucesso

Famílias inteiras brincaram a grande festa popular no CSU com total segurança
Com um grande público, formado por famílias altinopolenses, o Carnaval 2010, promovido pela Prefeitura Municipal de Altinópolis, no CSU (Centro Social Urbano), foi o maior sucesso de todos os tempos. A quantidade de foliões nos dois ambientes carnavalescos foi surpreendente, com milhares de crianças, jovens e adultos brincando carnaval de maneira sadia, com total segurança. Foram quatro bailes noturnos e duas matinês completamente lotados.Não foi registrada uma única ocorrência. O trabalho dos seguranças, em parceria com as Polícias Civil e Militar, acompanhada pela Comissão Municipal de Segurança, instituída pela administração municipal por meio do Decreto nº 012, garantiu a total tranqüilidade no CSU nos dias de folia.“Foi um carnaval muito tranqüilo. Não registramos nenhuma ocorrência de natureza grave neste carnaval, nem no CSU nem na praça central, onde também foram realizados eventos carnavalescos. A população está de parabéns”, comentou o delegado de Polícia de Altinópolis, Cesar Augusto de França.O Carnaval Popular de Altinópolis, realizado no CSU contou com dois ambientes, um no salão principal, com a banda formada por jovens da cidade, Lança Xote, e outro na quadra poliesportiva, que foi coberta com tendas, que era animado com música eletrônica, sob o comando do DJ Samuca, também de Altinópolis.Para ampliar as opções da festa popular brasileira no município, a Prefeitura Municipal também disponibilizou Trio Elétrico na praça central, que ficou responsável pela animação do público presente entre 20h e 23h nas quatro noites. De maneira organizada a população, com a integração da Prefeitura Municipal e Órgãos de Segurança, deram o exemplo de que é possível brincar carnaval e manter a tranqüilidade ao mesmo tempo.
.
Fonte : Site da Prefeitura de Altinopolis - SP

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Horário de verão termina à meia-noite deste sábado

"Relógios devem ser atrasados em uma hora."
Termina à meia-noite deste sábado (20) o horário de verão. Os relógios devem ser atrasados em uma hora. A medida, que teve início em 18 de outubro de 2009, teve o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica entre 18h e 20h durante a primavera e o verão, com um melhor aproveitamento da luz natural.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a mudança foi válida para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
A estimativa é de que esta edição do horário de verão tenha levado a uma economia total da energia de 0,5%, o que corresponde a cerca de 490 GWh no Sudeste e Centro-oeste e 136 GWh no Sul. Já a previsão de redução da demanda para esta edição deve ficar em 4,4% nas regiões Sudeste e Centro-oeste, ou seja, 1.780 MW. No Sul, a previsão deve ficar em 4,5% de redução na demanda, o que representa 490 MW.
O balanço oficial dos valores da redução da demanda no horário de pico e do consumo de energia será realizado nas primeiras semanas após o término do horário de verão.
Nos últimos dez anos, segundo o MME, a adoção do horário de verão possibilitou uma redução média de 4,7% na demanda de energia no horário de maior consumo, chamado horário de "pico", que ocorre entre 18h e 21h. Essa redução significa que as usinas deixaram de gerar, no horário de pico da carga, cerca de 2.000 MW a cada ano.
O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Nesse período, os dias têm maior período com luz solar e essa luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.
De acordo com um decreto de 2008, em todos os anos a mudança no horário ocorrerá no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o fim do horário de verão é transferido para o domingo seguinte. Nos anos anteriores, o governo estipulava anualmente o período de vigor do horário de verão.
.
Fonte : globo.com

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Novas regras para venda de remédios nas farmácias começam nesta quinta

Clientes não terão mais acesso aos medicamentos.
As novas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para venda de medicamentos entram em vigor na quinta-feira (18). Analgésicos, antitérmicos, antiácidos e remédios agora devem ficar do lado de dentro do balcão. Para ter acesso a esses medicamentos, é preciso pedir ao funcionário da farmácia.
“O farmacêutico vai funcionar como um filtro, ou seja, vai trazer uma informação para dar mais segurança ao usuário de medicamentos e orientar sobre os riscos que ele vai ter com a automedicação”, explica o farmacêutico Richard Congio.
As mudanças na venda foram determinadas em uma resolução que a Anvisa baixou há seis meses. Nessa quinta-feira termina o prazo para as farmácias se adequarem.
“O que a Anvisa está dando é a segurança maior para que ele leve aquilo que precisa e aquilo que não dê problema na sua saúde. Medicamento é aquela falsa ideia de que só faz bem, pelo contrário. Se não tomar com a adequada orientação do profissional farmacêutico, ele pode prejudicar a saúde dos consumidores”, diz Rodnei Veloso, do Conselho Regional de Farmácias de São Paulo.
A resolução da Anvisa determina que só podem ficar nas gôndolas, com livre acesso, produtos fitoterápicos e de perfumaria. Alimentos só os funcionais, como a granola. As farmácias também devem ter um espaço próprio para prestação de serviços como medição de pressão e do nível de açúcar no sangue.
Para quem não respeitar as novas regras, a resolução da Anvisa prevê multas que variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão. As penalidades incluem ainda apreensão de mercadoria e até cancelamento do alvará de funcionamento da empresa. Mas grandes redes de farmácia entraram na Justiça e conseguiram liminar para ficarem desobrigadas de cumprir as determinações.
As associações e sindicatos que entraram na Justiça alegam que as mudanças para se adequar à nova legislação vão trazer prejuízos aos donos de farmácia. “Se o produto está por trás do balcão dificulta a ação de levar o produto de forma espontânea. Isso traz prejuízo financeiro”, diz Natanael Costa, do Sindicato Varejista de Produtos Farmacêuticos/SP.
“Eu preciso comprar balcões, gôndolas, mudar a farmácia toda e isso traz custos”, reclama o presidente de rede de farmácias Adilson Santos.
No estado de São Paulo, cerca de 10% das farmácias estão amparadas pela liminar. O restante deve cumprir as determinações da Anvisa.
.
Fonte : globo.com

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Bento 16 exige que bispos irlandeses restaurem credibidade após escândalo de pedofilia

O papa Bento 16 exigiu dos cerca de 20 bispos da Irlanda --que recebeu em audiência no Vaticano na segunda e nesta terça-feira-- que tomem medidas para "restaurar a credibilidade moral e espiritual da Igreja" afetada por escândalos de pedofilia.
Ele ainda convidou-os a tomar "medidas concretas para suavizar as chagas daqueles que sofreram abusos", lembrando a eles que se trata de um "crime abominável".
Os bispos se disseram dispostos a cooperar com a justiça da Irlanda --onde sacerdotes, acobertados por sua hierarquia eclesiástica, abusaram de crianças.
Em comunicado publicado pela Santa Sé, ao final do encontro, o papa qualificou esses atos de "crime abomináel" e de "pecado grave que ofende a Deus e fere a dignidade das pessoas criadas à Sua imagem."
Bento 16 também denunciou "o fracasso das autoridades da Igreja irlandesa durante anos para agir com eficácia ante esses casos de abusos cometidos contra os jovens por membros do clero irlandês e religiosos."
Também fez um apelo aos bispos para que se "inclinem sobre os problemas do passado com determinação para enfrentar esta crise com honestidade e coragem."
Para o papa, o enfraquecimento da fé foi um fator determinante que contribuiu para o fenômeno, pelo que pediu "uma reflexão teológica profunda" e "uma melhor preparação humana, espiritual, acadêmica e pastoral dos candidados ao sacramento e à vida religiosa."
Bento 16 já havia se mostrado indignado com estes atos "particularmente execráveis" praticados durante décadas.
Segundo o cardeal brasileiro Claudio Hummes, prefeito da congregação para o clero, os padres pedófilos devem ser castigados, inclusive pela justiça comum.
No dia 11 de dezembro passado, em audiência com o cardeal Sean Brady, primaz da Igreja da Irlanda, Bento 16 havia qualificado os abusos de "crimes abomináveis".
O escândalo chegou a motivar a renúncia de quatro bispos irlandeses.
O papa também anunciou para o período da Quaresma, a divulgação de uma carta pastoral sobre o assunto.
.
Fonte : folha online

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Polícia Ambiental encontra 80 pássaros mortos em canavial em Altinópolis


Suspeita é de que a água conumida por eles esteja contaminada


A Polícia Ambiental encontrou 80 pássaros mortos em um canavial na zona rural de Altinópolis, nesta segunda-feira (15). Entre as espécies estavam rolinhas e bem-te-vis.

Os policiais suspeitam de que a água consumida pelas aves esteja contaminada. Uma mancha branca encontrada em uma curva de nível na plantação apresentou indícios de que a substância seja veneno.Amostras da água e dos pássaros foram recolhidas e encaminhadas para análise na

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Fonte : eptv.com

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Polícia investiga assalto em casa de Silvio Santos, no Morumbi

Assaltantes invadiram uma das casas do apresentador Silvio Santos , no Morumbi, bairro de alto-padrão na Zona Sul de São Paulo. De acordo com a Polícia Civil, quatro pessoas foram feitas reféns, entre eles estavam a filha e o genro do apresentador. A casa, na Rua Antônio de Andrade Rebelo, é a mesma em que ele e sua filha Patrícia Abravanel foi sequestrada em agosto de 2001.

Segundo informou ao G1 neste domingo (14), o delegado Paulo Françolin Jr., do 89º Distrito Policial, no Portal do Morumbi, onde o caso foi registrado, os bandidos entraram na casa por volta das 22h15 de sábado (13). Eles roubaram um utilitário esportivo e objetos.

De acordo com ele, a filha e o genro do proprietário da casa estavam no imóvel. O delegado, no entanto, não informou o nome das vítimas - e nem confirmou se o imóvel pertencia a Silvio Santos.

Assalto

De acordo com o boletim de ocorrência do caso, divulgado pela Secretaria da Segurança Pública, um copeiro da casa foi ao 89º DP e contou à polícia que chegava ao imóvel quando duas pessoas, pelo menos uma delas armada, renderam-no e exigiram que ele ficasse na guarita. Um dos assaltantes ficou com o funcionário, enquanto o outro foi para dentro da residência, onde estavam outros dois comparsas.

Ainda, segundo Françolin Jr., os criminosos amarraram e trancaram as quatro pessoas que estavam no interior da casa num dos cômodos.
Para a polícia, o copeiro disse que os criminosos queriam informações sobre um cofre, que ele informou não ter conhecimento. O funcionário declarou que, para ter acesso à residência, os bandidos renderam seguranças de um imóvel vizinho.

Os criminosos fugiram com o carro que estava na garagem do imóvel. A PM achou o veículo, que estava abandonado na região, e o devolveu ao copeiro.
Imagens do circuito interno de monitoramento de câmeras de segurança teriam gravado a ação. As gravações devem ser analisadas pela polícia para tentar ajudar a identificar e prender o bando.

Segundo a secretaria, os proprietários ainda não foram à delegacia prestar esclarecimentos.

SBT

Procurada pela reportagem, a gerente de comunicação do SBT, Maísa Alves, negou a informação de que a filha de Silvio Santos tenha sido vítima de roubo. Ela ainda disse que nenhum imóvel da família do apresentador foi invadido e que Silvio Santos não está no país.
.
Fonte : globo.com