sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Carnaval 2010 Turistas lotam hotéis e pousadas, movimentando ainda mais o comércio de Altinópolis

Altinópolis é uma bela cidade do Interior Paulista que por muitos anos vem se dedicando no período de carnaval a trabalhar com um turismo diferenciado nesta época do ano, são pessoas, principalmente famílias, que procuram fugir da folia de carnaval e aproveitar as belezas naturais em lugares seguros, bonitos e organizados.
“Neste ano, tivemos uma grata surpresa, aliado ao forte calor que atraiu mais clientes para banhos de cachoeiras. Tivemos também uma propaganda institucional feita pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo. Vinculamos matérias de turismo e o nome de Altinópolis em programas de sites da internet, mostrando o potencial de nossa cidade e a infra-estrutura turística já existente. Esse é nosso papel como poder público, comenta o Diretor do Departamento de Turismo - Clodoaldo Reis.
Além de pessoas que “fogem” do Carnaval, tivemos também em Altinópolis, uma festa Rave, a Soul Vision, que atrai um público grande de todo país em busca da natureza e musica eletrônica, este evento ocorreu no Hotel Fazenda Vale das Grutas.
Todos os hotéis e pousadas da cidade estavam lotados. Mais de quatro mil turistas se hospedaram no município. “A procura por hotéis e pousadas foi muito maior do que a demanda que temos, tanto que a Imobiliária GG, alugou sete casas para este período, além de várias outras alugadas diretamente pelos proprietários aos turistas. Algumas pessoas chegaram a sair das próprias residências e alugá-las para faturar um dinheiro extra”, ressaltou o diretor.
Além do setor de hotelaria todos os outros setores também foram beneficiados pelo turismo neste carnaval. O setor de alimentação teve um aumento considerável tanto em almoços quanto em jantares e marmitex.
Bares, lanchonetes, postos de gasolina, lojas de conveniência e vários outros pontos também relatam um aumento no movimento. Nelson, por exemplo, relatou que ficou admirado com o movimento na Tabacaria Xavante neste Carnaval.
Outro setor que teve um bom aumento foi o de passeios. As atividades de ecoturismo e turismo de aventura foram muito procuradas este ano. Ricardo Fraccaroli proprietário da agência Ecotur-Br comentou que teve uma procura bem maior comparada aos anos anteriores e que teve vários grupos fazendo trilhas na gruta Itambé e cachoeiras no município. Ana Cristina, gerente da agência Mata Virgem, declarou que o movimento este ano foi o melhor dos últimos cinco anos, e não só nos passeios de ecoturismo, mas, principalmente, nos passeios de aventura relacionados com água (Boiacross no rio Sapucai).
Um destino muito procurado pelos visitantes é a Gruta e Cachoeira do Itambé, com certeza este atrativo é que mais recebe visitantes. Neste Carnaval esta área recebeu 1.077 pessoas de vários lugares do país como São Paulo, Belém, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Londrina, Uberlândia, Foz do Iguaçu e várias outras da nossa região, segundo relatório dos vigias que cuidaram desta área.
“Algo que vale a pena lembrar é que a maioria dessas pessoas são famílias. Isso é muito interessante, pois esses turistas alem de trazer divisas e gerar empregos em nosso município, também preservam a natureza e o ambiente sócio cultural de nossa cidade”, ponderou Clodoaldo.
Graças a fatores positivos como esse, várias pessoas animam em realizar investimentos no seguimento do turismo no município. Além de grandes investimentos já conhecidos e estabelecidos como o Hotel Vale das Grutas, a Pousada São João da Mata, a Pousada Humaitá, a Fazenda Canaã, o Hotel Vila das Palmeiras, as Agencias especializadas em Ecoturismo e Aventura Ecotur-Br e Mata Virgem, entre outros, novos investimentos estão surgindo, como o restaurante que esta sendo construído próximo a Gruta e Cachoeira do Itambé por João Carlos Bertoline, no loteamento portal das grutas. O empreendimento é muito interessante pois vem de encontro com a necessidade de infra-estrutura próxima à gruta.
Todo esse movimento de visitantes (turistas) geram muitos empregos diretos como camareiras, garçons, guias e monitores, transporte (taxi, ônibus e vans) e inúmeros empregos indiretos. Com total certeza podemos dizer que o turismo em Altinópolis é realidade.
“Se continuarmos trabalhando forte – Prefeitura, Empresários e a Comunidade – conseguiremos cada vez mais colher frutos desta Indústria Limpa, que é o Turismo”, finalizou Clodoaldo, diretor Municipal de Turismo.
.
Fonte : Site da Prefeitura de Altinopolis - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário