quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

País registra 4º recorde consecutivo no consumo de energia esta semana

A sequência de altas temperaturas vem fazendo o consumo de energia disparar, e a demanda registrou, nesta quinta-feira, o quarto recorde consecutivo. Por volta das 15 horas, houve pico de 70.600 MW (megawatts) na demanda, de acordo com dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
Lobão diz que acionamento de térmicas no Rio é normal e nega problemas Usina térmica prevalece em obras do PAC para energia Consumo recorde de energia expõe falha na usina de Itaipu
O ONS atribui a pressão da demanda ao forte calor. Em média, as máximas estão 3ºC acima do que era verificada neste período, no ano passado. Outro fator que vem contribuindo é a recuperação do segmento industrial, após um período de baixo consumo em função da crise.
Ontem, o pico havia sido de 70.421 MW, com registro de recordes também nos subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste. A média, ao longo do dia, foi de 61.726 MW. Desse total, 80,21% foram gerados por usinas hidrelétricas nacionais. Itaipu, que é binacional, foi responsável por outros 12,22%.
As usinas termelétricas despacharam 2.542 MW médios, o correspondente a 4,12% do total. As usinas nucleares contribuíram com produção de 1.956 MW, o correspondente a 3,17% de tudo o que foi gerado.
Conforme mostra reportagem da Folha desta quinta-feira, especialistas apontam que as térmicas vem sendo ligadas para evitar sobrecarga no sistema e evitar novos apagões, à medida em que Itaipu aumenta sua geração para atender à demanda.
O nível dos reservatórios mostra que há reserva suficiente para suportar o aumento da demanda. Na região Sul, 96,75% dos reservatórios estão cheios. No subsistema Centro-Oeste/Sudeste, a proporção é um pouco menor, com 76,93% das reservas preenchidas.

Fonte : Eliezer Amaro - Altinopolis - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário