terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Prevenção da Dengue

A prevenção é a única arma contra a doença.
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas


A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os "criadouros" (lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito). Portanto, não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente.

Pneus velhos são um dos lugares preferidos do mosquito.

Não deixe acumular água em pratos de vasos. Substitua a água dos vasos por areia grossa umedecida.

Esvazie as garrafas e coloque-as de cabeça para baixo.

Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados.


Dicas- Misture uma colher de chá de água sanitária com um litro de água e borrife nas plantas de sua casa. A mistura não faz mal às plantas e mata o mosquito da dengue;- Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente ovos de mosquitos. Uma boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos;- Limpe calhas e lajes das casas;- Lave bebedouros de aves e animais com escova ou bucha e troque a água pelo menos uma vez por semana;- Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, em local abrigado;- Fure latas e pneus;- Jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafas e tudo o que acumula água. O lixo deve ficar o tempo todo fechado.



Fonte : Eliezer Amaro - Altinopolis - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário