domingo, 26 de setembro de 2010

Psicóloga do Projeto Força Jovem de Altinópolis da dicas

Quando procurar um Psicólogo ?

Para procurar a ajuda de um Psicólogo, não existem muitas regras. A razão é simples: sempre que se precise.A Psicologia, com suas técnicas científicas, objetiva auxiliar o indivíduo a lidar com suas emoções e com seus conflitos psicológicos da mesma forma que um oftalmologista auxilia aqueles que estão sofrendo um problema de visão ou um dentista auxilia aquele que tem uma dor de dente.

Muitas vezes a procura ocorre quando, de alguma forma, o individuo não está satisfeito com o andamento de sua vida, possui necessidade de descobrir novas maneiras de conduzir a própria vida, está passando por uma fase de sofrimento ou transições difíceis, ou mesmo para o auto conhecimento. É preciso deixar claro que quando se procura um profissional, ele não está lá para dar conselhos, julgar, dizer se você está certo ou errado, mas sim para pensar junto e ajudá-lo a chegar na essência de quem você realmente é.

Mas infelizmente, o preconceito mistura-se com a ignorância, fazendo com que muitos deixem de se beneficiar do trabalho terapêutico, pois participar deste processo ainda é considerado “coisa de louco”, quando na realidade, a alienação de si mesmo é que se torna o maior gerador de conflitos.

CRENÇAS PARA NÃO PROCURAR PSICÓLOGO:-

preconceito: “não sou louco” / “é frescura”- falta de informação- sou suficiente, não preciso de ninguém- vergonha- não gostou ou não adiantou quando procurou

ENEFÍCIOS DA PSICOTERAPIA: -

maior controle emocional- consciência maior das origens dos comportamentos- redução de conflitos emocionais
- sentimentos mais facilmente identificados
- melhor relação consigo mesmo e com os outros
- necessidade de aprovação, reconhecimento e/agradar diminuem
- auto-estima e amor-próprio aumentamPara dar início a um atendimento psicológico, basta marcar um horário com um Psicólogo que fará uma avaliação sobre a necessidade ou não de um trabalho terapêutico.
Nessa entrevista poderão ser tiradas todas as dúvidas à respeito do trabalho do psicólogo.

Fonte: Karolina Murakami – Psicóloga do Projeto Força Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário