domingo, 26 de setembro de 2010

Superlotação atinge cadeias femininas de Altinópolis e Região

As unidades de Altinópolis, Cajuru, Orlândia e Pradópolis oferecem juntas 112 vagas, mas abrigam 285 pessoas

Quatro cadeias femininas da região de Ribeirão Preto estão com a população carcerária quase três vezes acima da capacidade. As unidades de Altinópolis, Cajuru, Orlândia e Pradópolis oferecem juntas 112 vagas, mas abrigam 285 pessoas.
Apenas a cadeia de Viradouro não se encontra em situação de superlotação no momento, de acordo com levantamento feito pelo A Cidade.

Altinópolis é a primeira do ranking, com 104 detentas em um espaço destinado para 48. Carcereiros ouvidos pela reportagem afirmam que a superlotação faz as mulheres viverem em situação sub-humana, já que muitas delas passam por tratamento constante contra sarnas.
Três mulheres estão grávidas na unidade. Uma deu à luz recentemente e entregou o filho para familiares.


Na cadeia de Pradópolis, casos de tuberculose foram identificados há dois anos entre as detentas. Lá, 59 mulheres dividem quatro celas.
"Só não ocorre rebelião porque os carcereiros são homens e há respeito, medo", diz um funcionário, que não quis se identificar. Ele conta que três detentas já fugiram ao abrir um buraco na tela do pátio. Uma delas foi recapturada neste ano. Casos de sarnas entre presas de Cajuru também foram identificados ao serem transferidas para Altinópolis.

Cajuru é a segunda cadeia mais lotada da região, com 82 mulheres em quatro celas, destinadas para 20. Muitas improvisam o banheiro como dormitório.
Já a unidade de Viradouro é a única que não está superlotada na região. O delegado da Seccional de Bebedouro, José Eduardo Vasconcelos, afirma que, por conta de uma ação judicial no passado, referente à cadeia masculina que deu lugar à feminina, está proibido ultrapassar a capacidade de 48 presas.

Fonte: Jornal A Cidade

Um comentário:

  1. é um absurdo as presa ja esta pagando para a justisa merece um pouco mais respeito ser uma detenta ñ significa ser um animal vamos la autoridades vcs ganha para isso a presa tem o seu direita de tirar sua cadeia com dignidade

    ResponderExcluir