terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Prefeitura começa a abrir casas à força para combate a dengue

Autorização foi dada pela Justiça; casos confirmados chegam a 1.640

A Prefeitura de Ribeirão Preto começa a abrir na quarta-feira (24), com o aval da Justiça, as casas dos moradores que impediram a entrada nos imóveis dos agentes do Controle de Vetores, que atuam no combate à dengue na cidade. Nesta terça-feira (23), a cidade chegou aos 1.640 casos confirmados da doença neste ano, além de outros 2.158 que aguardam resultado de exames. O número já é praticamente igual ao registrado durante todo o ano de 2009, quando foram notificados 1.656 casos.

De acordo com a Secretaria da Saúde, quatro das oito entradas autorizadas pela Justiça serão cumpridas na presença da Procuradoria, de um oficial de Justiça, da Vigilância Sanitária e da Guarda Municipal. Outras 16 ações aguardam por uma decisão judicial.

As ações foram movidas pela prefeitura com o aval do Ministério Público, depois que os agentes tentaram, sem sucesso, entrar nestas residências pela terceira vez consecutiva. Segundo a chefe da Divisão de Controle de Vetores, Cristina O’Grady, a principal preocupação da secretaria é com as casas fechadas, já que os agentes não conseguem entrar em 40% das residências visitadas.

A prefeitura tenta barrar o avanço da doença fazendo nebulizações nos bairros da zona Leste da cidade, que concentram o maior número de doentes. O Controle de Vetores de Ribeirão atribui o crescimento no número de casos da doença ao aumento dos criadouros, ao clima quente e chuvoso e à população susceptível.

Até agora, uma morte foi registrada em consequência da dengue hemorrágica, considerada o tipo mais grave. Uma mulher de 51 anos morreu no dia 3 de janeiro, e teria contraído a doença, em Jardinópolis.
.
Fonte : eptv.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário